Uma tarde no Porto: de São Bento ao Palácio de Cristal

uma tarde no porto

Uma tarde no porto a passear. Desde a estação de São Bento, passando pela Torre dos Clérigos, pela Universidade e pela Igreja do Carmo até ao Palácio de Cristal.

Uma Tarde no Porto

Numa tarde quente de primavera decidi fazer um roteiro com cerca de duas a três horas pelas ruas da cidade do Porto. Iniciei a tarde com a minha chegada no comboio à estação de São Bento. Daí parti em direção à Torre dos Clérigos e desfrutei das vistas em redor da zona envolvente. Seguindo pelas ruas acima encontrei a Universidade e a Igreja do Carmo, uma a par da outra. Pouco depois entrei em várias ruas paralelas ali perto e terminei este passeio nos jardins do Palácio de Cristal.

Estação de São Bento

Edificada no início do século XX, é considerada uma das estações ferroviárias mais bonitas do mundo. O átrio exibe cerca de 20 mil azulejos do pintor Jorge Colaço.

tarde no porto
Enchente de turistas no interior da Estação de São Bento a admirar os painéis de azulejos
Mural de azulejos pintados à mão, no interior da Estação de São Bento

Torre dos Clérigos

Sobe à mais alta torre do país, o principal ex-libris da cidade. São 225 degraus, do qual o último encontra-se a mais de 75 metros de altitude. Completa a tua visita à Torre dos Clérigos com uma entrada no museu.

Universidade do Porto

É a segunda maior universidade portuguesa por número de estudantes inscritos, a seguir à universidade de Lisboa. A universidade do Porto é igualmente reconhecida, a nível internacional, pela investigação científica que produz.

Vista pormenorizada da fachada da Universidade do Porto

Igreja do Carmo

A Igreja do Carmo, construída no século XVIII, é um dos edifícios mais impressionantes do Estilo de Arquitetura Rococó. A fachada lateral está coberta de um fantástico painel de azulejos azulados.

Fachada lateral da Igreja do Carmo coberta de azulejos
O pormenor dos azulejos

Ruas Velhas da Cidade

Caminhando pelas ruas velhas mais antigas da cidade descobri a sua história. Aqui encontra-se as raízes do Porto. Muitas fachadas dos edifícios estão degradadas. Algumas paredes foram reavivadas pelos residentes tripeiros através das suas artes gráficas expressivas em grafite. Estes projetos estão espalhados por várias ruas da cidade. Basta ter um olhar atento na tua próxima visita ao Porto.

Pinturas em grafite na garagem de um edifício
Pinturas em grafite na parede de outro edifício

Palácio de Cristal

Um dos melhores jardins na cidade do Porto está no Palácio de Cristal. Aqui já não há nenhum palácio, apenas um pavilhão em vidro. No entanto, os jardins são os originais do século XIX. Sem de dúvida que encontrei aqui uma das melhores vistas da cidade e do rio Douro.

Vista sobre Gaia no Jardim do Palácio de Cristal
Vista sobre a Ponte no Jardim do Palácio de Cristal

Sessão Fotográfica em Viagem

Em Maio resolvi fazer uma sessão fotográfica na cidade do Porto e contei com a ajuda de uma fotografa profissional. A Mariana Goya é brasileira e veio há quase 2 anos viver para Portugal com o marido. Ela é uma apaixonada por contar histórias através da fotografia e adora conhecer novas pessoas e culturas.

A Mariana é especializada na fotografia de namorados, noivos, casamentos, mamãs em gestação, bebés e crianças. Faz também ensaios com toda família, festas de aniversário, cerimónias de estudantes e eventos em geral. Ela é uma querida. Para mais informações podes espreitar o site dela de fotografia e também a sua página de facebook.

Mariana Goya durante o ensaio na Torre dos Clérigos
Eu e a fotografa Mariana Goya passeando nos jardins do Palácio de Cristal

A sessão fotográfica demorou cerca de duas horas enquanto passeamos e tiramos várias fotos pelos pontos turísticos pré-definidos e arredores. Depois de andarmos bastante pelas ruas do Porto, fomos presenteadas com um lindo pôr do sol nos jardins do Palácio Cristal. Uma semana mais tarde recebi um link com todas as fotografias editadas em alta resolução. As fotografias ficaram um amor e retratam o quanto aquele dia foi especial para mim.

Cristina
Cristina

Apaixonada por viagens.
Deliciada pela Gastronomia.
Fotografa Paisagens e Comida.

Find me on: Web | Facebook

Deixa aqui a tua mensagem

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


À Procura de Algo?