Seguro de Viagem: Um dos Itens Essenciais da tua Checklist para uma Viagem Feliz

seguro de viagem

Quando pensas em viajar só consegues imaginar o quão fantásticos serão esses dias em viagem, não é? E se acontecer algum imprevisto? Se adoeceres, se fores roubado(a), ou se o voo for cancelado? Um seguro de viagem é essencial neste tipo de ocasiões, por isso é muito importante escolher o mais adequado às tuas necessidades.

Preciso mesmo de ter um Seguro de Viagem?

Esta é uma pergunta muito debatida entre viajantes, bloggers e amigos. A minha sincera resposta é: depende. Dependendo do tipo de viagem, existem diferentes níveis de risco. Além disso, nem todos os viajantes veem o risco da mesma forma. No entanto, o que importa é que, além de te sentires em segurança durante a tua viagem, quaisquer problemas sejam resolvidos. 

Nos meus primeiros 4 anos de viagens optei por não comprar seguro, como muitos outros viajantes. Eu andava sempre por Portugal. As minhas viagens duravam 3/4 dias e não ia muito além dos 300 km de distância de casa. Depois disso, desde 2016 comecei a viajar pelo estrangeiro e percebi a necessidade de estar segura e consciente de que, se algo acontecesse, estaria prevenida. Desde então que tenho ativo um seguro de viagem trimestral, que vou renovando e/ou atualizando conforme o planeamento das minhas viagens.

Evita Viajar sem Seguro de Viagem

Quando viajamos, sobretudo para fora da Europa, saímos muitas vezes da nossa zona de conforto e ficamos mais vulneráveis face ao desconhecido. 

Voar num balão de ar quente na Capadócia, percorrer os vertiginosos passadiços do Caminito del Rey em Espanha ou ir à procura de auroras boreais na Islândia fazem parte das atividades que qualquer pessoa faz nas suas viagens, mas todas têm um risco subjacente. 

Há destinos em África, Ásia e América do Sul onde existem doenças perigosas em que, apesar de tomarmos os devidos cuidados recomendados na Consulta do Viajante, há sempre o risco de contágio. 

Na eventualidade de alguma coisa correr menos bem, ou até se correr drasticamente mal, sem a cobertura de um seguro de viagem, poderás ter de pagar despesas bastante elevadas. Investir num bom seguro de viagem é muito importante para resolver estas situações da melhor maneira possível. 

Para além de acidentes e doenças, há também a possibilidade de haver atrasos ou cancelamento de voos, roubos, perda de documentação ou até imprevistos que nos forçam a cancelar a viagem. Um seguro de viagem serve para nos proteger, mas também para nos ajudar a resolver eventuais problemas no decorrer da viagem. 

Investe num bom seguro de viagem. Consoante a empresa, a opção básica de um seguro custa entre 16€ a 20€, por pessoa, para uma semana na Europa. Muitas pessoas não compram seguro quando viajam porque pensam “vai correr tudo bem”, “são só 5 dias”, ou “aquele lugar é seguro”.

Testemunhos

Eu viajo de forma independente há 9 anos e posso dizer-te que os acidentes acontecem quando menos esperamos. Até ao momento não me arrependo da minha decisão de investir nos seguros de viagem da InterMundial.

O viajante Filipe Morato do blog Alma de Viajante tem uma história sobre a sua experiência com a World Nomads. Numa das suas viagens teve de ativar o seguro e partilhou no seu artigo todos os detalhes.

A Carla Mota do blog Viajar entre Viagens é outra viajante apaixonada que já passou por algumas situações complicadas. Na sua viagem à Índia teve necessidade de ativar o seguro da Iati e contou aos seus leitores a sua aventura.

Consulta a Agência de Viagens mais próxima

Muitos viajantes organizam as suas viagens sem recorrer às agências de viagens. Como sou associada à agência de viagens Icligo, tenho acesso a produtos de viagem fantásticos a preços mais vantajosos. Já reservei vários alojamentos em Portugal e em Espanha para mim. Nestas situações estou salvaguardada pelo seguro de viagem trimestral que tenho ativo. Em Novembro de 2019 fiz uma roadtrip pelo norte de Espanha. Estive em Las Médulas, Ponferrada, Astorga e em Puebla de Sanabria. A viagem correu bem, não precisei de ativar o seguro, mas houve momentos em que pensei que o carro não conseguisse aguentar o esforço da subida das montanhas.

Noutras ocasiões recorro a pacotes de viagens que já englobam voo e alojamento. Nestes casos, como se trata da reserva de mais de um produto, a lei exige que as agências incluam um seguro de viagem nos seus pacotes. Na minha viagem à Disneyland Paris reservei um pacote que estava em promoção: incluía voos, transferes, alojamento no Hotel Santa Fé, bilhetes para os parques e ainda o seguro de viagem.

Caso sejas um viajante que prefere ir de férias sem preocupar-se com o planeamento da viagem, consulta a agência de viagens mais próxima de ti. Todas elas têm uma parceria com empresas do ramo. Informa-te sobre a oferta de seguros disponíveis e confirma se o seguro básico é suficiente ou se achas que precisas de um up-grade para viajares tranquilamente.

Nota:

Se viajares apenas pela União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça leva o Cartão Europeu de Seguro de Doença. Com este cartão terás fácil acesso aos centros de saúde e hospitais públicos. Pede-o, gratuitamente, na Segurança Social, com 15 dias de antecedência à tua viagem.

O que é Importante num Seguro de Viagem?

Após alguns anos a viajar pela Europa e depois de ouvir e ler histórias de amigos e bloggers, comecei a perceber que características deveria valorizar num seguro, de acordo com o grau de risco de cada viagem. Um seguro sem franquia e com cobertura médica alta é fundamental. Além disso, deve ser um seguro flexível, com boa assistência ao cliente e, ainda, que cubra algumas atividades desportivas. Pela minha experiência com a InterMundial, a empresa tem dos melhores seguros de viagem que conheço. Podes fazer um seguro de viagem online em poucos minutos a um preço muito acessível. Quando é preciso, atuam com rapidez e eficiência.

Conhece a InterMundial

A InterMundial é uma empresa espanhola líder em seguros de viagem. Há 25 anos que se encontra na comercialização de seguros de viagem para o setor turístico. Está sediada em Espanha e tem atualmente presença em 8 países em todo o mundo, incluindo Portugal. A sua especialização no ramo possibilita oferecer serviços com melhor preço/qualidade adaptando-se às necessidades dos seus clientes antes, durante e depois das suas viagens.

Diferentes Planos de Seguros disponíveis pela InterMundial

A InterMundial oferece várias opções de seguros de viagem, seguros desportivos e ainda um seguro para viagens de negócios.

Seguros de Viagem

  • Totaltravel – indicado para quem faz viagens internacionais uma vez por ano. Tem assistência médica internacional 24h/dia, permite o cancelamento/interrupção da estadia, contempla a perda de ligações entre voos, o desaparecimento de bagagem e ainda cobre eventuais acidentes.
  • go | study – adequado a quem viaja para estudar longe da sua residência.
  • go|schengen – aconselhado a quem viaja para dentro do espaço Schengen, a partir de um país de fora (por ex.: do Brasil para Portugal).
  • go | cancellation – garante o reembolso de todos os custos já incorridos caso seja preciso cancelar a viagem (por ex.: voos, hotéis, transferes, aluguer de viaturas, bilhetes para eventos, excursões e reservas em restaurantes.

Seguros desportivos

  • Totalsports – adequado para quem pretende praticar desportos de risco ou outras atividades aventureiras em viagem (por ex.: desportos aquáticos, terrestres, aéreos, de neve e qualquer outra até 5.000 metros de altitude).
  • Wintersports – aconselhado a quem viaja para um destino com neve e quer praticar desportos de inverno (por ex.: esquí, snowboard, montanhismo, trenó e outros).

Seguro de negócios

Vale a Pena Investir num Seguro de Viagem da InterMundial? 

Os seguros da InterMundial foram desenvolvidos para viajantes independentes e viagens standard e aventureiras. Os seus pacotes oferecem todas as coberturas necessárias para que viajes com segurança e tranquilidade. Cobrem tanto viagens curtas de fim-de-semana como viagens de longa duração para quem planear uma volta ao mundo, um ano sabático, ou até para quem faz várias viagens ao longo do ano. Se viajas mais de duas vezes por ano, ou se a tua viagem durar mais de 90 dias consecutivos, aproveita a modalidade anual.

Para responder a esta pergunta, a tabela abaixo contém as principais características do seguro de viagem da Intermundial, em comparação a outras empresas do mesmo setor.

Espero que este artigo tenha ajudado a esclarecer todas as tuas dúvidas sobre seguros de viagem. Se ainda assim te restam dúvidas ou questões, deixa mensagem nos comentários.

Cristina
Cristina

Apaixonada por viagens.
Deliciada pela Gastronomia.
Fotografa Paisagens e Comida.

Find me on: Web | Instagram | Facebook

Deixa aqui a tua mensagem

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


À Procura de Algo?