Santa Maria da Feira: um passeio com tradição!

Santa Maria da Feira

Revisitar lugares onde já estivemos e nos sentimos felizes é uma prática bastante comum de muitos viajantes. Como vivo na zona de Ovar, decidi revisitar a zona de Santa Maria da Feira e montei um itinerário interessante de lugares a visitar e atividades a fazer para quem quiser conhecer a região.

Santa Maria da Feira numa visita repleta de atividades

Uma visita a Santa Maria da Feira só fica completa com um passeio pelo centro histórico. Aqui poderás visitar o Castelo, as grutas da Quinta do Castelo, conhecer a tradicional Viagem Medieval, almoçar no Europarque, assistir à festa das fogaças e ainda desfrutar do mágico Perlim.

Se gostarias de visitar a região da Feira, de Ovar, Esmoriz ou Espinho, aconselho-te vivamente, há muitas práias e muita natureza para conhecer nas redondezas. Para a tua estadia podes encontrar vários apartamentos/hotéis no site do qual sou associada. Faz a tua reserva ao melhor preço do mercado, sem custos nem comissões.

Castelo de Santa Maria da Feira

O castelo de Santa Maria da Feira é um edifício emblemático da arquitetura militar portuguesa. Este castelo medieval é um dos monumentos que melhor reflete a diversidade de meios de defesa utilizados durante a Idade Média. Uma visita ao castelo dar-te-á uma perspetiva bem realista de como foi o quotidiano dos nossos antepassados durante a Reconquista do Condado Portucalense.

Grutas da Quinta do Castelo

A Quinta do Castelo é um espaço natural com mais de três séculos de história. Podes encontrá-la a caminho do Castelo, perto do Inatel. É um parque cuidado, com uma gruta artificial, árvores centenárias, caminhos escondidos, um lago e uma ponte. Esta obra artificial feita pelo Homem é uma das maravilhosas atrações da cidade. Um passeio por estes jardins é uma alegria para muitas famílias.

Festa das Fogaceiras

A Fogaça é um doce típico da região. Para quem nunca provou, é um pão doce e fofo, com o sabor a regueifa doce de massa mais consistente. Tem um formato redondo com quatro bicos que representam os quatro coruchéus da torre do Castelo. É o símbolo da Festa das Fogaceiras, uma das mais emblemáticas festividades religiosas do Norte de Portugal. A Fogaça é feita em várias casas de fabrico do concelho, mas aconselho o Museu Vivo da Fogaça para a degustação deste doce tradicional de Santa Maria da Feira.

Viagem Medieval

Já perdi a conta ao número de vezes que estive neste evento. A Viagem Medieval envolve uma experiência única sobre alguns acontecimentos históricos da Idade Média. A Viagem Medieval proporciona aos seus visitantes muita história, visitas ao património local, muita animação e gastronomia. Este evento acontece anualmente no Verão e atrai milhares de turistas às ruas da cidade.

Perlim

O Perlim é um parque temático que recria um mundo mágico com centenas de figurantes. Aqui as crianças podem visitar a casa do Pai Natal e desfrutar de várias atividades numa tarde bem divertida. O Perlim é considerado o maior parque temático de Natal do norte e faz sonhar pequenos e graúdos.

Europarque

O Europarque é um espaço de acolhimento e organização de eventos e um Centro de Congressos à medida das necessidades de cada cliente empresarial e de cada género de evento. O Europarque tem, no seu exterior, um lago e um rio com carpas enormes e patos selvagens, um restaurante de excelência, o Lago, e ainda uma área enorme de espaços verdes para caminhar, correr e relaxar nos bancos ou na relva.

Estes são os melhores locais a visitar e atividades a fazer que eu escolheria numa visita à cidade de Santa Maria da Feira, mas há outros também interessantes como igrejas e museus.

Não deixes de conhecer estes lugares emblemáticos da região. Boa viagem!

Cristina
Cristina

Apaixonada por viagens.
Deliciada pela Gastronomia.
Fotografa Paisagens e Comida.

Find me on: Web | Instagram | Facebook

Deixa aqui a tua mensagem

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


À Procura de Algo?