
Hoje, a Rua das Flores é uma das mais conceituadas ruas da bela e histórica cidade do Porto. A sua longa história de vida é celebrada desde o século XV, ainda no reinado de D. Manuel, tendo a mesmo recebido nessa época o nome de “Rua de Santa Catarina das Flores”.
Há alguns anos atrás a Rua das Flores estava praticamente abandonada. A maioria das lojas foram fechadas e os edifícios encontravam-se num estado muito lastimável. Agora, com a reconstrução da zona pedestre exclusiva a peões e a recuperação dos edifícios de arquitetura Manuelina, está novamente a florescer.
A nova Rua das Flores
Passear por aqui foi sempre uma experiência boa, mas agora, após aquela fase de reabilitação, dá-nos um certo gosto acrescido caminhar por esta rua de todas as vezes que estamos no Porto. Há sempre algo novo a descobrir.
É considerada uma rua de referência no centro histórico que faz ligação às zonas centrais. É muito movimentada com um comércio diversificado , desde bares, restaurantes e o comércio local tradicional. Em vários cantos encontram-se os artistas de rua, músicos, malabaristas, pintores, fotógrafos, alguns com uma grande qualidade.
Durante um dos nossos passeios escolhemos destacar alguns espaços que nos captaram a atenção. A Mercearia das Flores com os seus deliciosos queijos e enchidos para petiscar. A adorável loja de decoração vintage Memórias. A Chocolataria das Flores com uma doce montra capaz de adoçar qualquer boca gulosa. A elegante Ourivesaria Alliança que superou as expectativas com duas salas de chá nas pisos térreos ficando a loja no terceiro piso com um fenomenal ambiente de estilo antigo. A loja de vinhos Porto Cruz com uma variedade de produtos tradicionais. Para finalizar a visita encontramos o Flores Village, um hotel de 4 estrelas com uma fachada lindíssima.
Resumindo, esta é uma passagem obrigatória para quem vai descer para a Ribeira. Torna-se um passeio agradável e relaxado por entre prédios que relembram a história da cidade. Os muitos turistas que passam pelo Porto, não deixam de visitar e usufruir da vida que esta rua oferece.







Exposição de artistas de rua Artistas de rua
Largo de São Domingos
É aqui que vem desaguar a emblemática Rua das Flores. Caminhando até à extremidade da rua vais encontrar um largo recheado de bares com música ao vivo e restaurantes com esplanadas ao ar livre que convidam o povo e os turistas a descansar enquanto repõem as energias. Definitivamente a não perder. Quando queremos passear um pouco mais longe do que o habitual, decidimos muitas vezes dar um passeio romântico ao Porto. Esta é uma das nossas cidades de eleição.
Largo São Domingos Largo São Domingos

Se andas à procura de alojamento no centro do Porto ou até mesmo nos arredores há inúmeros sítios por onde escolher. Podes encontrar hostels, hotéis e apartamentos no site de reservas do qual sou associada. Assim fazes a tua reserva ao melhor preço e a mim oferecem-me um café e um pastel de nata pela recomendação que dei.
Bom dia, Cristina. Bom post, bom blog e boas fotografias! Gostei bastante! Parabéns!
Autor
Muito obrigada pelo feedback. É ótimo quando recebemos críticas positivas ao nosso trabalho.
Volta sempre e boas viagens!
Eu adoro o Porto, ou não tivesse eu nascido e vivido quase toda a minha vida lá, até ter decidido deixar o país. Nos últimos anos, o Porto tem estado a ser renovado e ainda bem! Está tão lindo, dá gosto andar a passear (=
Adorei o post!
Crónicas de Salto Alto
Autor
É bem verdade Sofia! O Porto está a mudar mas não só… Portugal inteiro está a evoluir, Porto e Lisboa a maior velocidade, mas está tudo a crescer. Estamos a ter mais reconhecimento mundial e muito turismo, ainda bem!
Muito obrigada pela visita Sofia, Beijinhos 🙂
Adoro o Porto, pena ser um pouco longe para poder visitar mais vezes, mas este ano quero ir de novo. Beijos.
Pomenores de Mulher para Mulher
Autor
Volta que o Porto vale bem a pena. Tens de espreitar as caves de vinho e depois ficas com o desejo de conhecer o Douro e assistir às vindimas. Beijos!
Que fotografias lindíssimas❥
O Porto é mesmo muito bonito; adorava visitá-lo mais vezes.
Beijinho*
Quebra do Silêncio
Autor
Alô! É bem verdade que é uma cidade bonita. Adoro especialmente passear pela Ribeira ou no Cais de Gaia.
Se quiseres companhia ou precisares de alguma dica, diz 😉
Beijos!