Rua das Flores: Das mais bonitas da Cidade do Porto

Hoje, a Rua das Flores é uma das mais conceituadas ruas da bela e histórica cidade do Porto. A sua longa história de vida é celebrada desde o século XV, ainda no reinado de D. Manuel, tendo a mesmo recebido nessa época o nome de “Rua de Santa Catarina das Flores”.

Há alguns anos atrás a Rua das Flores estava praticamente abandonada. A maioria das lojas foram fechadas e os edifícios encontravam-se num estado muito lastimável. Agora, com a reconstrução da zona pedestre exclusiva a peões e a recuperação dos edifícios de arquitetura Manuelina, está novamente a florescer.

Passear por aqui foi sempre uma experiência boa, mas agora, após aquela fase de reabilitação, dá-nos um certo gosto acrescido caminhar por esta rua de todas as vezes que estamos no Porto. Há sempre algo novo a descobrir.

Considerada uma rua de referência no centro histórico que faz ligação às zonas centrais, é muito movimentada com um comércio diversificado , desde bares, restaurantes e o comércio local tradicional. Em vários cantos encontram-se os artistas de rua, músicos, malabaristas, pintores, fotógrafos, alguns com uma grande qualidade.

Durante um dos nossos passeios escolhemos destacar alguns espaços que nos captaram a atenção. A Mercearia das Flores com os seus deliciosos queijos e enchidos para petiscar, a adorável loja de decoração vintage Memórias, a Chocolataria das Flores com uma doce montra capaz de adoçar qualquer boca gulosa, a elegante Ourivesaria Aliança que superou as expectativas com duas salas de chá nas pisos térreos ficando a loja no terceiro piso com um fenomenal ambiente de estilo antigo, a loja de vinhos Porto Cruz com uma variedade de seleção de produtos tradicionais e ainda para finalizar a visita com uma estadia no Flores Village, um hotel de 4 estrelas com uma fachada lindíssima.

Resumindo, esta é uma passagem obrigatória para quem vai descer para a Ribeira. Torna-se um passeio agradável e relaxado por entre prédios que relembram a história da cidade. Os muitos turistas que passam pelo Porto, não deixam de visitar e usufruir da vida que esta rua oferece.

 

Largo de São Domingos

É aqui que vem desaguar a emblemática Rua das Flores. Caminhando até à extremidade da rua vais encontrar um largo recheado de bares com música ao vivo e restaurantes com esplanadas ao ar livre que convidam o povo e os turistas a descansar enquanto repõem as energias. Definitivamente a não perder. Sempre que nós queremos ir passear até um pouco mais longe do que o habitual, decidimos muitas das vezes dar um passeio romântico até ao Porto. Esta é uma das nossas cidades de eleição.

 

Seguir:
Cristina

Apaixonada por viagens.
Deliciada pela Gastronomia.
Fotografa Paisagens e Comida.

Find me on: Web | Facebook

Partilhar:

8 Comments

  1. Fevereiro 28, 2018 / 9:34 am

    Bom dia, Cristina. Bom post, bom blog e boas fotografias! Gostei bastante! Parabéns!

    • Fevereiro 28, 2018 / 12:05 pm

      Muito obrigada pelo feedback. É ótimo quando recebemos críticas positivas ao nosso trabalho.
      Volta sempre e boas viagens!

  2. Janeiro 20, 2018 / 9:38 am

    Eu adoro o Porto, ou não tivesse eu nascido e vivido quase toda a minha vida lá, até ter decidido deixar o país. Nos últimos anos, o Porto tem estado a ser renovado e ainda bem! Está tão lindo, dá gosto andar a passear (=
    Adorei o post!
    Crónicas de Salto Alto

    • Janeiro 20, 2018 / 2:33 pm

      É bem verdade Sofia! O Porto está a mudar mas não só… Portugal inteiro está a evoluir, Porto e Lisboa a maior velocidade, mas está tudo a crescer. Estamos a ter mais reconhecimento mundial e muito turismo, ainda bem!
      Muito obrigada pela visita Sofia, Beijinhos 🙂

    • Janeiro 17, 2018 / 10:47 pm

      Volta que o Porto vale bem a pena. Tens de espreitar as caves de vinho e depois ficas com o desejo de conhecer o Douro e assistir às vindimas. Beijos!

  3. Janeiro 14, 2018 / 8:22 pm

    Que fotografias lindíssimas❥
    O Porto é mesmo muito bonito; adorava visitá-lo mais vezes.
    Beijinho*
    Quebra do Silêncio

    • Janeiro 15, 2018 / 2:22 pm

      Alô! É bem verdade que é uma cidade bonita. Adoro especialmente passear pela Ribeira ou no Cais de Gaia.
      Se quiseres companhia ou precisares de alguma dica, diz 😉
      Beijos!

Deixa aqui a tua mensagem

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.