Rua das Flores: Das mais bonitas da Cidade do Porto

Rua flores Porto

Hoje, a Rua das Flores é uma das mais conceituadas ruas da bela e histórica cidade do Porto. A sua longa história de vida é celebrada desde o século XV, ainda no reinado de D. Manuel, tendo a mesmo recebido nessa época o nome de “Rua de Santa Catarina das Flores”.

Há alguns anos atrás a Rua das Flores estava praticamente abandonada. A maioria das lojas foram fechadas e os edifícios encontravam-se num estado muito lastimável. Agora, com a reconstrução da zona pedestre exclusiva a peões e a recuperação dos edifícios de arquitetura Manuelina, está novamente a florescer.

A nova Rua das Flores

Passear por aqui foi sempre uma experiência boa, mas agora, após aquela fase de reabilitação, dá-nos um certo gosto acrescido caminhar por esta rua de todas as vezes que estamos no Porto. Há sempre algo novo a descobrir.

É considerada uma rua de referência no centro histórico que faz ligação às zonas centrais. É muito movimentada com um comércio diversificado , desde bares, restaurantes e o comércio local tradicional. Em vários cantos encontram-se os artistas de rua, músicos, malabaristas, pintores, fotógrafos, alguns com uma grande qualidade.

Durante um dos nossos passeios escolhemos destacar alguns espaços que nos captaram a atenção. A Mercearia das Flores com os seus deliciosos queijos e enchidos para petiscar. A adorável loja de decoração vintage Memórias. A Chocolataria das Flores com uma doce montra capaz de adoçar qualquer boca gulosa. A elegante Ourivesaria Alliança que superou as expectativas com duas salas de chá nas pisos térreos ficando a loja no terceiro piso com um fenomenal ambiente de estilo antigo. A loja de vinhos Porto Cruz com uma variedade de produtos tradicionais. Para finalizar a visita encontramos o Flores Village, um hotel de 4 estrelas com uma fachada lindíssima.

Resumindo, esta é uma passagem obrigatória para quem vai descer para a Ribeira. Torna-se um passeio agradável e relaxado por entre prédios que relembram a história da cidade. Os muitos turistas que passam pelo Porto, não deixam de visitar e usufruir da vida que esta rua oferece.

Fachada de uma loja de vinhos do Porto
Esplanada de um café na Rua das Flores
Entrada para o Alojamento Local Flores Village
Fachada da Ourivesaria Alliança
Esplanada da Chocolataria das Flores
Fachada de uma loja na Rua das Flores
Fachada de uma loja no Largo de São Domingos

Largo de São Domingos

É aqui que vem desaguar a emblemática Rua das Flores. Caminhando até à extremidade da rua vais encontrar um largo recheado de bares com música ao vivo e restaurantes com esplanadas ao ar livre que convidam o povo e os turistas a descansar enquanto repõem as energias. Definitivamente a não perder. Quando queremos passear um pouco mais longe do que o habitual, decidimos muitas vezes dar um passeio romântico ao Porto. Esta é uma das nossas cidades de eleição.

Esplanada de um café no Largo de São Domingos

Se andas à procura de alojamento no centro do Porto ou até mesmo nos arredores há inúmeros sítios por onde escolher. Podes encontrar hostels, hotéis e apartamentos no site de reservas do qual sou associada. Assim fazes a tua reserva ao melhor preço e a mim oferecem-me um café e um pastel de nata pela recomendação que dei.

Cristina
Cristina

Apaixonada por viagens.
Deliciada pela Gastronomia.
Fotografa Paisagens e Comida.

Find me on: Web | Facebook

8 Comments

  1. Fevereiro 28, 2018 / 9:34 am

    Bom dia, Cristina. Bom post, bom blog e boas fotografias! Gostei bastante! Parabéns!

    • Fevereiro 28, 2018 / 12:05 pm

      Muito obrigada pelo feedback. É ótimo quando recebemos críticas positivas ao nosso trabalho.
      Volta sempre e boas viagens!

  2. Janeiro 20, 2018 / 9:38 am

    Eu adoro o Porto, ou não tivesse eu nascido e vivido quase toda a minha vida lá, até ter decidido deixar o país. Nos últimos anos, o Porto tem estado a ser renovado e ainda bem! Está tão lindo, dá gosto andar a passear (=
    Adorei o post!
    Crónicas de Salto Alto

    • Janeiro 20, 2018 / 2:33 pm

      É bem verdade Sofia! O Porto está a mudar mas não só… Portugal inteiro está a evoluir, Porto e Lisboa a maior velocidade, mas está tudo a crescer. Estamos a ter mais reconhecimento mundial e muito turismo, ainda bem!
      Muito obrigada pela visita Sofia, Beijinhos 🙂

    • Janeiro 17, 2018 / 10:47 pm

      Volta que o Porto vale bem a pena. Tens de espreitar as caves de vinho e depois ficas com o desejo de conhecer o Douro e assistir às vindimas. Beijos!

  3. Janeiro 14, 2018 / 8:22 pm

    Que fotografias lindíssimas❥
    O Porto é mesmo muito bonito; adorava visitá-lo mais vezes.
    Beijinho*
    Quebra do Silêncio

    • Janeiro 15, 2018 / 2:22 pm

      Alô! É bem verdade que é uma cidade bonita. Adoro especialmente passear pela Ribeira ou no Cais de Gaia.
      Se quiseres companhia ou precisares de alguma dica, diz 😉
      Beijos!

Deixa aqui a tua mensagem

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


À Procura de Algo?