Um Dia no Parque Nacional do Gerês

Numa das nossas viagens pelo Norte de Portugal, seguimos marcha em direção ao Parque Nacional do Gerês. Foi precisamente no verão de 2013 que nos aventuramos num fim de semana diferente. Adotando um estilo selvagem fomos acampar numa tenda no Parque de Campismo de Cerdeira. O parque fica em plena Serra do Gerês, mais precisamente nas Terras do Bouro. Para aproveitar ao máximo o tempo limitado que tínhamos precisei de fazer um roteiro simples, rápido e de fácil acesso. Foi assim que desenhei este percurso de aproximadamente 30km.

Partimos do parque de campismo bem cedo e fomos em primeiro lugar até à Barragem de Vilarinho da Furna, pela N307. Voltamos para trás, pelo mesmo caminho até ao cruzamento que nos liga com a M533 e nos leva pelo interior do Parque Nacional de Peneda. Na localidade Caldas do Gerês tomamos a estrada N308-1 em direção à fronteira entre Portugal e Espanha. Seguindo sempre a rota traçada só foi possível estacionar o carro junto à Portela do Homem. Para se ver e desfrutar da cascata é necessário voltar para atrás a pé uns 500m. Mas acreditem que vale bem a pena o trajeto. Lá fomos nós com o farnel às costas e estivemos algumas horas ali ao calor. Depois dos banhos de sol voltámos até à fronteira e atravessamo-la sem problemas. Ao fim de 3km encontramos alguns marcos milenares e uma antiga estrada romana que nos indicava estarmos a chegar a Torneiros. Atravessamos a ponte e encontramos as Termas de água quente.

O trajeto foi curto mas o prazer que retiramos destes lugares mais muito recompensador.

–  Barragem de Vilarinho da Furna – Ponto A

–  Cascata da Portela do Homem – Ponto B

Poderás encontrar mais detalhes e fotografias sobre esta cascata no artigo Cascata Portela do Homem.

–  Fronteira da Portela do Homem – Ponto C

–  Termas de Lóbios – Ponto D

Poderás encontrar mais detalhes e fotografias no artigo Banhos Termais Junto ao Gerês.

Guia do Parque do Gerês

No mapa abaixo podes consultar detalhadamente o guia que desenhamos para te ajudar a explorar o Gerês da mesma forma que nós o fizemos com o apoio da aplicação My Maps acessível pelo Google.

Seguir:
Cristina

Apaixonada por viagens.
Deliciada pela Gastronomia.
Fotografa Paisagens e Comida.

Find me on: Web | Facebook

Partilhar:

Deixa aqui a tua mensagem

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.