gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-114204070-2', UA-114204070-1);

Quinta da Aveleda – À Descoberta de Penafiel

Quinta da Aveleda – À Descoberta de Penafiel

Para quem se aventura num passeio pela região, aconselho vivamente a fazer uma paragem na Quinta da Aveleda – um lugar que nos desperta os sentidos e faz-nos recuar centenas de anos atrás no tempo. Esta Quinta pertence a Penafiel, uma cidade histórica no coração do Litoral Douro.

Esta minha visita ao Litoral Douro surgiu na sequência de um encontro de Bloggers de Viagens em Penafiel. Se tiveres interesse em saber mais sobre o meu fim-de-semana nesta cidade lê o que escrevi aqui neste artigo.

quinta da aveleda

A Quinta da Aveleda pertence à família Guedes há cerca de 300 anos e não é à toa que esta é uma das melhores quintas de produção de vinho na região do Vinho Verde. Desde a sua fundação em 1870, a devoção pelo vinho, a sustentabilidade e a biodiversidade continuam a ser os princípios fundamentais da empresa. Nesta Quinta nasceram, entre outras, as conhecidas marcas Aveleda e Casal Garcia.

Visita Guiada na Quinta da Aveleda

Durante a visita guiada pela Aveleda, os anfitriões convidaram-nos a passear pelos seus lindos e infinitos jardins que me fizeram suster a respiração ao virar em cada esquina. Nesta visita fomos acompanhados pela guia técnica Chantal que partilhou connosco a história de cada lugar especial da Quinta. À medida que nos embrenhamos fomos descobrindo recantos românticos com árvores centenárias e azáleas coloridas.

quinta da aveleda

A poucos passos da entrada está um eucalipto com cerca de duzentos anos. Ao lado há um quadro que conta a sua história. Nesta fotografia centenária podemos perceber a dimensão do eucalipto naquela altura. Conseguimos também desvendar os traços característicos e a postura das pessoas daquela época.

Seguimos passeando, numa pequena parte, de 10 hectares de história e tradição. Pelo caminho existem, várias casas, muitas delas centenárias. A abundância dos verdes contrasta com o cinzento dos granitos das casas. Todas estas casas, tem poucos traços tipicamente portugueses. As casas eram resultado das viagens que a família fazia para vender o seu vinho, e com elas traziam pormenores de construção de todas as partes do mundo.

quinta da aveleda

A Casinha de Chá destaca-se com distinção com o seu estilo vitoriano deslumbrante. Outros pontos de paragem neste passeio são junto à antiga Casa do Porteiro que parece ter saído de um conto de fadas e perto da Torre das Cabras que são um símbolo de fertilidade. As cabrinhas vivem nesta torre de três andares e descobrimos que adoram comer folhas de camélia. Parámos também para admirar a Fonte de Nossa Senhora da Vandoma e ainda junto à Casa de Hóspedes, um belo edifício em granito. A casa senhorial tem cerca de 14 quartos, piscina e uma capela que tem ligação directa por dentro da casa. Esta continua a ser ocupada pela família que se reveza durante os fim de semanas, com fim  a manter as tradições e património familiar.

quinta da aveleda

Provas na Quinta da Aveleda

Por fim, fomos convidados a entrar na Adega Velha, onde encontrámos a água ardente a envelhecer dentro das pipas de cascos de carvalho. São os cheiros do vinho, das pipas e da humidade que, no seu conjunto, dão ao local um aroma tão rural e característico.

Durante visita fomos acarinhados com uma prova de queijos, vinhos e sangria, todos produzidos na Quinta. Sabe mais sobre esta Prova Gastronómica neste artigo. No final da visita tivemos a oportunidade de espreitar a loja e trouxemos para casa algumas recordações.

Para além da visita aos jardins, pode fazer um piquenique na vinha, dar passeios de bicicleta, fazer provas temáticas, workshops e ainda saborear um almoço regional. Vai até Penafiel e vive uma experiência única na Quinta da Aveleda.

Seguir:
Cristina
Cristina

Apaixonada por viagens.
Deliciada pela Gastronomia.
Fotografa Paisagens e Comida.

Find me on: Web | Facebook

Deixa aqui a tua mensagem

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this:

À Procura de Algo?