Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos é um parque temático que se encontra mesmo no centro da bela cidade de Coimbra, junto à margem do Rio Mondego. Este parque é um espaço didático destinado essencialmente a pensar nas crianças com o objetivo de desenvolver os seus conhecimentos culturais numa primeira abordagem durante a infância onde a curiosidade dos mais pequenitos sobre tudo o que os rodeia é enorme.

Esta é uma tentativa, muito bem-sucedida, de fazer com que os mais jovens tenham interesse na história, na cultura do seu país e na sua língua materna. Para além de ser um espaço de aproximação de culturas e de cruzamento entre civilizações, o Portugal dos Pequenitos foi especificamente concebido e construído como um espaço para mostrar às crianças aspetos da arquitetura e da história do Império Português que, com as suas construções em escala reduzida representando monumentos e outros elementos sobre a arquitetura e a História de Portugal, ainda hoje encantam crianças, jovens e adultos.

Este lugar faz realmente sonhar aos mais pequenitos! Para as meninas um local cheio de casas de bonecas, para os meninos, casas à medida para viverem as maiores aventuras. É o sítio ideal para conhecer Portugal e aprender enquanto se vivem verdadeiras batalhas ou contos de fadas. O parque está dividido em quatro áreas, das quais os monumentos em pequena escala dos principais monumentos portugueses é a parte que mais me fascinou, enquanto que as crianças gostam sempre de entrar nas casinhas e sentir que foram feitas à sua medida.

Durante todo o ano há muitas atividades agendadas, basta consultar a agenda do Site Oficial ou da página do Facebook.

Casas Regionais

Um espaço que engloba um conjunto de casas regionais portuguesas: solares de Trás-os-Montes e Minho, casas típicas de cada região com pomares, hortas e jardins, capelas, azenhas e pelourinhos.

 

Coimbra

Num pequeno largo há um espaço onde se encontram representados os monumentos mais importantes da cidade.

 

Área Monumental

Um espaço exemplificativo dos monumentos portugueses, de norte a sul do país, desde Lisboa, Trás-os-Montes, Douro, Minho, Alentejo e Algarve. Entre muitos exemplos se encontram: o Palácio de Sintra, a janela do Convento de Cristo em Tomar, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa e a Torre dos Clérigos no Porto.

 

Países de Expressão Portuguesa

Aqui encontra-se a representação etnográfica e monumental dos atuais países africanos de Língua Oficial Portuguesa: Brasil, Macau, Índia e Timor e também os monumentos mais importantes das Regiões Autónomas da ilha da Madeira e da ilha dos Açores.

 

E tu, já visitaste este pequeno lugar?

Sê feliz a viajar!!!

Seguir:
Cristina

Apaixonada por viagens.
Deliciada pela Gastronomia.
Fotografa Paisagens e Comida.

Find me on: Web | Facebook

Partilhar:

Deixa aqui a tua mensagem

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this:

À Procura de Algo?