
Esta é daquelas experiências que nos dão uma adrenalina brutal. A fantástica vista no alto da Ponte da Arrábida sobre o rio Douro compensa completamente todo o esforço da subida. Mas é mais indicada aos corajosos sem medo das alturas. Não recomendo a experiência a quem tenha vertigens. Os restantes, venham daí!
A Ponte da Arrábida foi construída por Edgar Cardoso. Aquando da sua inauguração, em 1963, muitas pessoas compareceram na cerimónia para comprovar se a ponte se mantinha de pé pois muitos defendiam que a ponte iria cair, como já tinha acontecia anteriormente. Felizmente, a estrutura mantém-se intacta aos dias de hoje e, em 2013, foi classificada Monumento Nacional.
Em 2016, a Porto Bridge Climb criou uma experiência única que veio acrescentar mais valor à cidade e atrai milhares de visitantes. A ponte tornou-se num miradouro acessível a qualquer aventureiro. Quem quiser usufruir de uma vista privilegiada sobre a cidade do Porto terá de subir 262 degraus e posicionar-se no topo do arco da ponte, a 65 metros acima do rio Douro.
Fiquei a conhecer a Porto Bridge Climb quando participei num encontro de bloggers de viagens em Penafiel, no qual eram parceiros. Estava ansiosa por usufruir desta experiência.

Ponte da Arrábida: a subida!
Assim que cheguei à base da ponte deparei-me com uma pequena receção improvisada. Aí entreguei o voucher para subir e deixei os meus pertences pessoais. Não podemos subir com nada para não corrermos o risco de caírem. Enquanto esperava pela minha vez pude apreciar um grupo de pessoas que tinham subido antes de mim e pude aprecia uma pequena exposição. A experiência demora aproximadamente 45 minutos. A subida é feita em pequenos grupos com o acompanhamento de um guia. Se o pretendermos é ele quem leva qualquer equipamento fotográfico que queiramos na sua mochila.
Enquanto nos preparávamos o nosso guia explicou todos os procedimentos de segurança. Cada pessoa tinha um arnês de segurança ligado a um cabo de aço preso ao corrimão. Depois de prontos demos início à subida íngreme. Confesso que, à medida que me distanciava do chão, senti alguma ansiedade e nervosismo. À medida que ia subindo, a vista era cada vez melhor.
Já lá em cima o nosso guia contou-nos alguns factos importantes sobre a ponte, a cidade e outras curiosidades. Dali consegui ver a Sé, o Palácio de Cristal, a Alfândega, o mosteiro da Serra do Pilar e todo o rio Douro. Desde a Baixa até à Foz, a paisagem de lá de cima era impressionante. Desfrutei da paisagem e do momento com calma e demorei-me a apreciar a vista. Tornava a fazê-lo novamente só pelo prazer de admirar o melhor da cidade.
Se vieres até ao Porto e estiveres à procura de uma experiência fantástica, sobe a Ponte da Arrábida!