Aveiro – Passeio de Moliceiro

passeio de moliceiro

Bem diz o povo que Aveiro tem a alcunha de “Veneza de Portugal” por ser uma cidade com canais, à semelhança de Itália. É durante os períodos de calor que Aveiro ganha verdadeiramente vida. Um passeio de moliceiro pelos canais desta ria é uma atividade obrigatória a todos os visitantes.

Poderás encontrar este e outros lugares sobre Aveiro neste Guia de Viagem.

Grupo de turistas a passear de moliceiro
A vista do interior do Moliceiro sobre o Jardim do Rossio

De Moliceiro pelos Canais da Ria de Aveiro

Viajar até Aveiro sem desfrutar de um passeio de moliceiro é como visitar Paris e não subir à Torre Eiffel. Nós já fizemos ambos!

Confesso que antes de andar de moliceiro nunca tinha andado de barco, nem de lancha, nada mesmo. Aliás costumava dizer que “não sou um pato de água”, mas depois desta, adorei tanto, que já tive mais experiências no mar depois desta. Eu estava um bocadinho medrosa, o Fábio estava em pulgas para ir, e pronto, lá fomos nós… Atenção que à entrada e saída é preciso ter cuidado. Durante a viagem a embarcação balança um bocado na água mas depois de estarmos todos sentados correu tudo bem.

À medida que a viagem tomava o seu rumo, o guia contava à tripulação a história da cidade, desta vez em inglês por ser a nacionalidade da maioria dos presentes. O circuito não é muito grande, mas o suficiente para desfrutar-se de um belo passeio. Passámos por armazéns de salinas, casas de arquitetura Arte Nova, Praça do Peixe, Fórum e pela antiga Fábrica de Cerâmica.

Uma sensação que ambos adorámos foi o bater das pequenas ondas na embarcação. Com jeitinho lá nos inclinávamos sobre a ria e molhávamos as mãos nas ondulações: sensação fantástica! Isto para os miúdos é que será uma grande alegria! Para acabar em beleza tivemos direito a ovos moles e um sumo para cada um, por uma taxa adicional.

Sobre o Moliceiro

Os passeios de moliceiro pela ria proporcionam a todos uma perspectiva diferente sobre a cidade, o comércio local, os seus canais, as salinas e a arquitetura da Arte Nova. No século XIX eram usados os moliceiros para apanharem o moliço. O moliço são as algas e o lodo existentes na ria que, depois de estendido e colocado ao sol para secar, servia para fertilizar os terrenos agrícolas da região. Com a chegada dos tempos modernos e o início da produção de fertilizantes químicos por empresas industrias, o trabalho de moliceiro acabou por desaparecer.

Há algumas décadas atrás foram restaurados os moliceiros que há muito tinham sido abandonados. Estes passaram a ser usados para o turismo da cidade no transporte de turistas curiosos. Quer sejam espanhóis, franceses, ingleses e até mesmo portugueses, ninguém passa despercebido por um barco moliceiro. Trazem à memória a imagem das gôndolas venezianas. Estes são pintados à mão na popa e na proa. De cores vivas e bem alegres, os painéis são cobertos de desenhos que representam a vida quotidiana portuguesa.

São as empresas “Viva a Ria” e “Cale do Oiro” que oferecem aos visitantes passeios turísticos na Ria de Aveiro. Durante 45 minutos, um guia conta a história da cidade e da vida mercantil que era feita nestes barcos.

Uma viagem de moliceiro pelos canais da cidade faz parte da tradição local. Deste modo, um pequeno passeio pela ria torna-se indispensável para viver Aveiro como ela é: a Veneza Portuguesa. Se visitares Aveiro marca na agenda um passeio de Moliceiro.

Cristina
Cristina

Apaixonada por viagens.
Deliciada pela Gastronomia.
Fotografa Paisagens e Comida.

Find me on: Web | Instagram | Facebook

Deixa aqui a tua mensagem

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


À Procura de Algo?