Igrejas e Capelas Mais Bonitas do Norte de Portugal

igrejas portugal

Em Portugal há uma grande diversidade de igrejas. Independentemente da dimensão, do estilo de construção, ou da sua simplicidade, todos os edifícios religiosos têm algo em comum. Transmitem paz, serenidade e fé. A nossa presença em qualquer um deles conforta o nosso coração.

Nas minhas viagens incluo sempre no meu itinerário os melhores monumentos a visitar. Mesmo que seja por breves momentos, quando entro nestes lugares sagrados, fico deslumbrada com o que vejo. Até mesmo quando vou passear ao Domingo pelas localidades próximas de onde vivo gosto de admirar as igrejas. Recorda-me momentos da minha infância na catequese e das idas à missa em família.

Sendo eu uma mulher do norte, nos últimos anos tenho-me dedicado a explorar o património religioso do norte de Portugal. Desde capelas, igrejas, catedrais, santuários e mosteiros. Ao longo do tempo fui guardando fotos e memórias dos lugares que mais me marcaram. Escolhi os meus favoritos, juntei-os numa lista e criei uma Rota das Igrejas mais bonitas do Norte de Portugal.

Igrejas e capelas

Não há nenhuma localidade que não tenha igrejas. A maioria delas são simples. Há outras que deslumbram pela sua arquitetura luxuosa. Fica a dica: quando entrares numa, olha para cima. Vais descobrir que, em muitas delas, o tecto é a parte mais bonita de todo o edifício. Os monumentos da minha lista são apenas exemplos do nosso património religioso. Sejam as igrejas revestidas a pedra ou por azulejos coloridos, todas elas são emblemáticas de uma forma diferente e única.

Válega – Igreja Matriz de Santa Maria de Válega

Se pensavas que as igrejas mais bonitas de Portugal estavam nas cidades grandes, enganas-te. Elas escondem-se em pequenas localidades. Foi em Válega, uma freguesia de Ovar, numa visita recente a propósito do casamento de um casal amigo, que encontrei esta igreja. Um monumento lindo que desconhecia que existia tão perto de mim.

É fácil de encontrar a igreja pois há indicações pelo caminho, a partir da N109. À chegada vê-se as laterais e a parte de trás da igreja revestidas a azulejos pintados de azul e branco. Caminhando em direção ao cemitério encontra-se a fachada que lhe faz frente. Os painéis de azulejos coloridos são a principal razão de ser visitada por habitantes locais e por milhares de turistas de todo o país. Por norma, para se conseguir observar o monumento por completo e tirar fotos de “corpo inteiro” é necessário descer e entrar no cemitério. Como tenho uma lente 10-18mm, não precisei. Os painéis de tons pastéis ilustram temas figurativos de origem bíblica, datados nos anos 60. Durante o dia, a fachada de azulejos coloridos impressiona. Se voltares mais tarde, para o pôr-do-sol, vais descobrir que fica com uma beleza única sob a luz queimada dos raios de sol.

Por fora esta igreja de estilo Barroco é encantadora, mas o interior revela algo majestoso. As paredes são revestidas de azulejos policromáticos, os tetos revestidos com madeiras exóticas e os vitrais são de grande requinte.

A Igreja de Válega é, sem dúvida, uma das mais impressionantes do país.

Cortegaça – Igreja Matriz de Santa Marinha de Cortegaça

A Igreja de Cortegaça é outro edifício religioso lindo que encontrei numa localidade vizinha daquela onde vivo. Tantas vezes já me cruzei com este monumento e em todas elas o meu olhar desvia-se para a admirar, mesmo que por breves segundos.

Para mim, o destaque vai para os acabamentos do topo do edifício que o tornam peculiar. A fachada da igreja tem incorporado, nas suas laterais, duas torres com um coruchéu piramidal. Toda a fachada encontra-se revestida por azulejos azuis e brancos, com motivos decorativos e arquitetónicos.

Acredita-se que a igreja seja do século XII. No entanto, só no século XIX, esta e outras igrejas da região de Ovar, foram renovadas e revestidas a azulejo.

Sabes o que me fez apaixonar pela Igreja de Cortegaça? Encontrei nela muitas semelhanças com a charmosa Igreja do Carmo, no centro do Porto. A Igreja do Carmo é um dos edifícios mais impressionantes do Estilo Rococó. A sua fachada lateral também está coberta de um fantástico painel de azulejos azulados.

Miramar – Capela do Senhor da Pedra

A Capela do Senhor da Pedra, inserida na praia de Miramar, é já conhecida em todo o mundo. Ela foi construída no século XVII e hoje é considerada um monumento de oração e de receção de peregrinos. Ela destaca-se por estar encrostada nos rochedos e, aparentemente, é a única igreja de costas viradas para o mar. Por esta razão dizem os mais velhos que “ela pertence tanto à terra, como ao mar”.

Apesar de pequena, no interior da Capela há um pequeno altar e dois retábulos dourados em cada lateral, enquadrando-a na arquitetura barroca. No exterior, de cada lado da entrada da Capela, está um painel de azulejos azul com uma pequena descrição simbólica. No cimo da escadaria encontramos as costas da Capela e o rochedo que a suporta. Quando o mar está bravo é preciso ter cuidado com o bater das ondas sobre as rochas. Quando está calmo sabe bem sentarmo-nos e desfrutar da maresia e do sol, sobretudo ao fim da tarde.

Não podia deixar de incluir na minha lista uma das igrejas mais fotografadas do norte de Portugal!

Braga – Santuário do Bom Jesus do Monte

O Santuário do Bom Jesus é a maior atração de Braga. Foi construído no século XV e é composto por uma escadaria acentuada que representa a Via Sacra do Bom Jesus, que vai dar à igreja. Está rodeado por um parque com várias capelinhas, canteiros floridos, banquinhos e uma gruta. Aqui há também um lago com barcos a remo e um monóculo de onde se pode ver toda a cidade.

Para além de se subir a escadaria a pé, é possível fazer o mesmo trajeto no elevador mais antigo do mundo. Uma particularidade muito interessante é que ele funciona através de um sistema de contrapeso de água. Os funiculares sobem e descem de meia em meia hora e demoram cerca de 3 minutos a fazer o percurso.

No topo da escadaria está a beleza fulcral ao depararmo-nos com a vista lá para baixo. O parque tem várias áreas verdes, lagos artificiais, um hotel e um café/restaurante para relaxar e repor as energias da caminhada com um gelado ou uma tosta mista. Lá de cima é fantástico assistir ao pôr-do-sol. É simplesmente imperdível.

Penafiel – Santuário do Sameiro

Situado no ponto mais alto da bela cidade de Penafiel, o Santuário do Sameiro, é um dos locais mais famosos e visitados da região.

O jardim do Sameiro é um verdadeiro miradouro natural e um espaço muito bonito. Seja dia ou noite, a vista panorâmica do alto do jardim é uma das paisagens mais marcantes da cidade. Este espaço recheado de verdes e flores é o cartão-de-visita de Penafiel. É no topo que está o Santuário da Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos.

O Santuário foi construído no século XIX, num encantador estilo romântico, com a cidade a seus pés. Este foi o primeiro monumento religioso que visitei e no fim-de-semana que estive em Penafiel para participar no 1° Encontro de Travel Bloggers.

penafiel
penafiel

Já conhecias algum destes monumentos? Lembras-te de outras igrejas com características únicas que eu devesse adicionar à minha lista?

Faz-te à estrada em busca do património religioso português numa visita às localidades mais próximas de ti!

Cristina
Cristina

Apaixonada por viagens.
Deliciada pela Gastronomia.
Fotografa Paisagens e Comida.

Find me on: Web | Instagram | Facebook

Deixa aqui a tua mensagem

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


À Procura de Algo?