As Grutas da Quinta do Castelo de Santa Maria da Feira

Grutas Quinta Castelo

A Quinta do Castelo é um espaço natural com mais de três séculos de história. Podes encontrá-la numa das vertentes do Castelo de Santa Maria da Feira. É um parque cuidado, com grutas artificiais, árvores centenárias, caminhos escondidos, um lago artificial e uma ponte sobre o lago. Esta obra artificial feita pelo Homem é uma das maravilhosas atrações da cidade.

Também é conhecida por ser o local onde se realiza o Perlim todos os anos pela altura do Natal. O Perlim é um parque temático que recria um mundo mágico com centenas de figurantes. Aqui as crianças podem visitar a casa do Pai Natal e desfrutar de várias atividades numa tarde bem divertida.

Quando vieres a Santa Maria da Feira não deixes de passear pelas ruas medievais, visita o Castelo e come fogaça. Pessoalmente, a melhor época para visitar a zona é em Agosto durante a Feira Medieval.

A Quinta do Castelo

Toda a envolvente da Quinta convida-nos a dar um passeio vagaroso e relaxante pelo meio da natureza. Para conseguires aceder terás de dirigir-te às instalações do Inatel, pois a entrada para as grutas só é possível por essa via. A Quinta do Castelo encontra-se nas traseiras do Inatel.

Vivendo nós a poucos km da Feira já visitámos este lugar várias vezes. É um espaço muito convidativo a passeios e piqueniques no meio de tantos verdes. Na altura que tirámos estas fotos era Verão e o lago estava seco, mas mesmo assim a beleza do espaço é intocável.

Brevemente serão feitas obras de recuperação neste lugar. No final de 2018 a Quinta e as Grutas do Castelo regressarão com uma imagem ainda mais cativante. Vão ser criadas zonas específicas temporárias de campismo e um novo parque de estacionamento. Irão recuperar toda a vegetação que já existia e por fim vão criar novos acessos de entrada para a Quinta. Este é verdadeiramente um lugar a não perder para quem adora a natureza.

Os Jardins

Caminhar à volta destes jardins é uma alegria para os olhos. Tudo que se vê é de um verde vivo e fresco. Assim que entrares irás sentir uma vontade de andar por toda parte e descobrir todos os pequenos lugares secretos.

No topo da gruta há um pequeno espaço para sentar e desfrutar da vista do jardim
Exterior da gruta
Outra perspectiva do exterior da gruta
O exterior da gruta, olhando para os seus pés que pousam sobre o lago seco
Vista sobre a ponte e o exterior da gruta
A ponte sobre o lago artificial que nesta altura estava seco

As Grutas

Quando começas a entrar nas cavernas a sensação é esmagadora. Tudo o que vês e todos os lugares para onde olhas há uma nova descoberta sensacional. Parece que somos sugados para um novo mundo debaixo do chão ou para dentro da terra. Foi assim que nos sentimos na primeira vez que aqui estivemos. Como é um lugar escondido da luz solar deves ir durante o dia. À noite torna-se frio e escuro por dentro, mas é uma grande emoção para os olhos.

Algumas das estalactites artificiais no interior da gruta
Outra perspectiva das estalactites artificiais da gruta
A vista fantástica do interior da gruta
Nova perspectiva do interior da gruta
A descobrir as maravilhas do interior da gruta

Se estiveres perto de Aveiro ou do Porto, faz uma paragem por aqui. Santa Maria da Feira pertence ao distrito de Aveiro e fica apenas a 30/40 km de cada lado.

Cristina
Cristina

Apaixonada por viagens.
Deliciada pela Gastronomia.
Fotografa Paisagens e Comida.

Find me on: Web | Instagram | Facebook

4 Comments

    • Janeiro 10, 2018 / 9:20 am

      Olá Joana. Obrigada e ainda bem que gostaste.
      Vale bem a pena a visita a este cantinho verde. Experimenta!
      Beijos*

Deixa aqui a tua mensagem

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


À Procura de Algo?