Um Fim de Semana na Cidade de Aveiro

A cidade de Aveiro é atualmente muito conhecida por se comparar com a cidade de Veneza em Itália. Esta é a minha cidade de eleição para muitos passeios ao fim de semana pois vivo a cerca de 20 km daqui. Aveiro é uma cidade de pesca a cerca de 1 hora a sul do Porto. Muitos turistas descrevem-na como um lugar pequeno, pitoresco, e rápido de explorar. Aveiro é dividido por canais de água onde passam os moliceiros coloridos que transportam os turistas numa visita guiada pela cidade em plena ria.

Apesar de Aveiro ser pequena e menos explorada do que as outras cidades mais conhecidas em Portugal, eu sugiro que visites alguns recantos durante um dia. Se estiveres a viajar entre Lisboa e Porto, faz uma paragem aqui. É uma viagem rápida e os acessos para cá chegar são ótimos. Se estás a pensar visitar o Norte de Portugal também aconselho-te a passares aqui um dia inteiro. Se a tua estadia for mais longa então aposta numa visita de dois dias e uma noite aqui, ou seja um fim de semana completo!

Passeio de Moliceiro à volta da Cidade de Aveiro

Uma das atividades interessantes que definitivamente tens que fazer durante a tua visita à cidade é dar uma volta de Moliceiro pelos canais da ria. Uma viagem de moliceiro é uma experiência única que te oferecerá uma nova perspetiva sobre cidade. Se reparares nas fotografias todos os barcos são diferentes. Os detalhes pintados à mão nas proas são únicos e muito característicos da época em que os moliceiros estavam no ativo. Nos últimos anos foram restaurados e passaram a ser utilizados para o turismo mas nem sempre assim foi. Dentro dos moliceiros serás acompanhado por guias turísticos que te irão contar a história da cidade.

Os passeios demoram 45 minutos e irão levar-te pela periferia da cidade. De formar a evitares o calor, é recomendável que vás de manhã. Se preferes a luz do sol quente, podes ir a qualquer hora da tarde, até 17h quando terminam os passeios de barco. Se quiseres saber mais sobre estes moliceiros e sobre o passeio que eu fiz espreita aqui.

Passear pelas ruas e vielas da Cidade

Esta é verdadeiramente umas das minhas atividades favoritas nesta cidade. Vaguear lentamente pelas ruas pitorescas e coloridas de Aveiro é muito agradável. Caminhar aqui faz-me lembrar as ruas da cidade do Porto, cheias de comerciantes locais mas não são tão movimentadas. Sabe mais sobre o meu passeio pela cidade do Porto.

Deambulando pelas ruas pode-se ver que cada edifício é diferente do outro. Portugal é conhecido pelos seus edifícios altos e estreitos e azulejos lindos pintados à mão. Eu diria que Aveiro mantém-se verdadeiramente fiel a essa característica portuguesa. Se te sentares num banco e apreciares à tua volta vais encontrar uma ampla variedade de combinações azulejos, maioritariamente azuis. Também verás muitas cores diferentes espalhadas pelas fachadas ao longo das vielas. Os edifícios criam um painel único de mosaicos com cores e padrões singulares.

Sugiro que percorras as ruas à volta do Teatro de Aveiro e da Câmara Municipal. Também aproveita e atravessa para o outro lado da ria e descobre as ruas e vielas que vão dar ao Mercado do Peixe. Outro local de muita admiração dos azulejos é a Estação de Comboios. Um edifício antigo cheio de história que foi restaurado recentemente. A fachada está ornamentada com painéis de azulejos da Fábrica da Fonte Nova com motivos regionais e é uma relíquia aos olhos dos seus visitantes. A estação não passa despercebida a ninguém pois encontra-se em frente à rua principal da cidade, a Avenida Lourenço Peixinho.

O Mercado do Peixe é uma zona muito procurada pelos habitantes locais, por estrangeiros e pelos estudantes universitários. É definitivamente um ponto de encontro para todos onde as noites se tornam muito agradáveis com as misturas de cheiros a peixe grelhado nos restaurantes e a junção da música a sair dos bares. Um dos melhores pontos de interesse de Aveiro que escapam ao olhar de visitantes por falta de boa divulgação turística é o Parque Infante Dom Pedro. Este parque do século XIX é um lugar muito bonito e está rodeado de recantos românticos.

Apesar de ter adorado o meu passeio de moliceiro pelos canais achei que a melhor forma de descobrir Aveiro era simplesmente perdendo-me pelas vielas. Como podes perceber agora Aveiro é um lugar muito fotogénico. Se estiveres de passagem aproveita para dares uso à tua câmara fotográfica e capta as paisagens e os edifícios. Se tiveres dificuldades põe em prática as minhas dicas de fotografia. Todas as áreas de Aveiro irão dar-te um background perfeito para fotos incríveis!

Pelos Arredores de Aveiro

A 10 minutos de carro do centro da cidade podes encontrar várias praias na costa portuguesa no sentido Sul. Os meus lugares favoritos a visitar nos arredores da cidade são os seguintes:

  • Praia da Barra
  • Praia da Costa Nova
  • Farol da Barra
  • Lugar dos Afetos

Se gostarias de passar parte da tua viagem junto à praia experimenta mudar de cenário e visita as praias da Barra e da Costa Nova. A Barra é conhecida pelo Farol mais alto de Portugal. No Verão o edifício abre as suas portas a visitantes curiosos e permite a subida até ao topo das 274 escadas em caracol. A vista lá de cima é fantástica e vale a pena superar o medo das alturas para ver o panorama completo da cidade. A Costa Nova é conhecida pela sua arquitetura e pelas casas às riscas. Nestas zonas há uma grande variedade de marisqueiras e bares de praia. Junto à praia há uns passadiços de madeira que se estendem ao longo da praia por alguns kms. Ao longo desse caminho pela areia irás encontrar vários lugares para fazeres uma pausa e relaxar na toalha aproveitando o tempo para um bronzeamento, observar as pessoas a passear ou até para desfrutares de um piquenique com uma vista privilegiada para as ondas e para os surfistas aventureiros.

O mar nestas praias é o oceano Atlântico por isso a água é muito fria. Para os amantes de mergulho não será problema mas para os outros, mal ponham os pés na água vão senti-los a gelar. Não tendo transporte próprio para chegar aqui podem apanhar um táxi que irá custar uns 12€, a partir do centro. Numa opção mais económica podes apanhar um autocarro perto da Rotunda da Avenida Lourenço Peixinho. A viagem custa 2€ e demora cerca de 50 minutos.

A poucos km da cidade existe um parque temático muito giro. O Lugar dos Afetos é um espaço de partilha de emoções onde pais e crianças têm a oportunidade de entender e exprimir sentimentos e emoções.

No meio do nada, num lugar meio escondido, lá se encontra o parque com os seus grandes portões azuis. Por dentro descobrimos uma pequena aldeia encantada com sete casinhas, onde cada uma delas representa um sentimento ou afeto. Todo o espaço é rodeado por jardins muito bem cuidados e bancos em forma de coração. Há palavras escritas nas maçanetas das portas, uma caixinha azul repleta de nomes de estrelas e outros detalhes que se juntam todos em harmonia.

Se quiseres saber mais sobre este lugar mágico espreita aqui.

Lugar dos Afetos

Onde Comer e Beber

Primeiro, vamos falar sobre restaurantes em Aveiro. Como já disse esta é uma zona de pescadores, portanto, há inúmeros restaurantes de peixe e marisco fresco ao longo das pequenas vielas. Podes escolher entre muitos cafés ao ar livre na avenida principal da cidade ou visita o Restaurante Mercado do Peixe. No terraço deste restaurante terás uma derradeira vista do pôr do sol sobre as águas da ria que pairam nos canais da cidade.

Aveiro é uma cidade simples com uma vida noturna muito calma e sem grande movimento. Se gostarias de continuar a desfrutar da cidade pela noite for a e tomar uma bebida há várias opções. Também é no Mercado do Peixe o sítio ideal para estar à noite. Aqui irás encontrar música ao vivo e boas vibrações nos bares, quer seja no rés-do-chão ou no primeiro andar. A oferta é muita, o difícil é escolher pois cada bar tem um estilo de música diferente e encontras lugares para todas as idades e preferências.

E assim termino a minha lista dos lugares a visitar num fim de semana em Aveiro. Sendo esta uma cidade Natal para mim é com muito gosto que recomendo que visitem esta terra. Garanto que não te vais arrepender!

Poderás encontrar este e outros lugares sobre Aveiro neste Guia de Viagem.

Seguir:
Cristina

Apaixonada por viagens.
Deliciada pela Gastronomia.
Fotografa Paisagens e Comida.

Find me on: Web | Facebook

Partilhar:

4 Comments

  1. Agosto 16, 2018 / 9:37 pm

    Se já tinha vontade, ainda fiquei com mais. Adoro a luz das fotos. Beijinhos

    • Agosto 17, 2018 / 10:10 am

      Na tua próxima visita a Portugal podias incluir no teu itinerário 😉

Deixa aqui a tua mensagem

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.