Aveiro – Farol da Praia da Barra

Para mim as visitas às praia da Barra ou da Costa Nova são muito frequentes. Aveiro e a zona arredor sempre fez parte da minha vida. Em pequenina ia aos fins de semana à praia da Barra com os meus pais. Naquela altura o areal era muito extenso, caminha vamos bastante até chegar perto do mar. Hoje já não é assim, o mar avançou muito e já quase não há areia. A praia da Barra foi-se adaptando às exigências ambientais e às necessidades dos seus visitantes.

Hoje em dia a Barra é principalmente conhecida pelo seu Farol construído nos finais do século XIX, em frente à praia, ao alcance da vista de qualquer um. O farol tem um papel fundamental no controlo do tráfego marítimo. Até à época os barcos perdiam o sentido de orientação e frequentemente eram atraídos para terra, devido à ilusão de afastamento e ao nevoeiro. Com a existência do farol todas as embarcações passaram a ter um ponto de vigia e uma referência costeira durante a navegação noturna, impedindo muitos naufrágios.

Atualmente é um grande ponto de interesse turístico chegando a receber milhares de visitantes por ano.

Dentro do farol, numa visita guiada, é-nos contada a história do farol e da sua importância na navegação marítima. Há um pequeno museu no rés-do-chão onde podemos ver algumas fotos da época e também alguns acessórios que  se utilizavam antigamente nas embarcações, assim como estão lá também expostas outras lâmpadas que foram sendo substituídas ao longo da evolução dos conhecimentos marítimos. A escadaria no interior do farol é composta por dois setores: o primeiro, com 271 degraus é uma escada em pedra, em forma de caracol; o segundo é uma escada metálica com cerca de 20 degraus. A principal componente do farol é uma enorme lâmpada, alimentada atualmente a energia elétrica, que projeta uma luz bastante forte visível a cerca de 40 km de distância. A estrutura arquitetónica do farol é uma simples torre cilíndrica com 62 metros de altura pintado às riscas bege e vermelhas. A sua altura fá-lo tornar-se no farol mais alto do país e ainda num dos mais altos da Europa. Após a longa subida até ao topo da torre vemos uma das melhores paisagens costeiras de Portugal.

Visita Turística ao Farol da Barra

Durante todo o ano, às quartas-feiras à tarde, o sol e o mar de Aveiro convidam a visitar as suas praias. Começa pela Praia da Barra e vem descobrir o Farol da Barra. No verão também é possível subir ao fim de semana. Durante uma visita acompanhada por um Faroleiro conta-se uma história de ficção, à volta do valor patrimonial e da ciência por trás do funcionamento dos faróis, seguindo-se uma visita ao interior do edifício histórico e a tão esperada subida ao topo.

Quer vás à Barra simplesmente para passeares na praia, não deixes de atravessar o grande areal e vai conhecer o Farol. Sobe os degraus de pedra da escadaria em caracol que te conduzirão ao topo para, por fim, desfrutares de uma paisagem que supera todo esse sacrifício. Aguarda pelo pôr do sol e a surpresa será ainda maior. Quando desceres e saíres do farol vai até à praia e espera que anoiteça. Aprecia os barcos a entrar e a sair do porto e aguarda que a luz do farol se acenda. Leva a tua máquina fotográfica e capta todos os momentos para mais tarde recordares.

Se quiseres saber mais sobre Aveiro lê aqui outro artigo que escrevi sobre a cidade.

Seguir:
Cristina

Apaixonada por viagens.
Deliciada pela Gastronomia.
Fotografa Paisagens e Comida.

Find me on: Web | Facebook

Partilhar:

Deixa aqui a tua mensagem

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.