O Farol da Praia da Barra

farol barra

Para mim, passear pela praia da Barra é um programa em família muito frequente. Em pequenina ia aos fins-de-semana à praia da Barra com os meus pais. Na altura só queria brincar e não ligava muito ao que estava em meu redor. Depois que entrei na Universidade do ISCA comecei a frequentar mais a cidade e as suas praias. Num dos meus passeios com amigas pela zona encontrei o Farol da Barra, mesmo em frente à praia. Na altura fiquei incrédula com o facto de nunca me ter apercebido da sua existência. Isto acontece-nos muitas vezes. Infelizmente mais do que imaginamos. Temos lugares tão bonitos tão perto de nós e nem damos por eles.

Desde então, descobri que pode-se subir até ao topo e já o visitei duas vezes. Apanhei tempo nublado da primeira vez. Fiquei tão curiosa que tive de voltar.

O Farol

Hoje em dia a Barra é muito conhecida pelo seu Farol construído nos finais do século XIX. Ele está mesmo em frente à praia, ao alcance da vista de qualquer um. O farol tem um papel fundamental no controlo do tráfego marítimo. Antes da sua construção os barcos perdiam o sentido de orientação e eram, frequentemente, atraídos para terra, devido à ilusão de afastamento e ao nevoeiro. Desde então, com a ajuda do farol, todas as embarcações passaram a ter um ponto de vigia e uma referência costeira durante a navegação noturna, impedindo a ocorrência de muitos naufrágios.

Atualmente é um grande ponto de interesse turístico chegando a receber milhares de visitantes por ano.

Farol
À entrada do museu encontramos uma fachada grandiosa

No seu interior há um pequeno museu no rés-do-chão. Ali podemos ver algumas fotos da época e também alguns acessórios que  se utilizavam antigamente nas embarcações. Lá também estão expostas outras lâmpadas que foram sendo substituídas ao longo da evolução dos conhecimentos marítimos.

A escadaria no interior do farol é composta por dois setores. O primeiro, com 271 degraus, é uma escada em pedra em forma de caracol. O segundo é uma escada em ferro com 20 degraus. A principal componente do farol é uma enorme lâmpada, alimentada atualmente a energia elétrica, que projeta uma luz bastante forte, visível a cerca de 40 km de distância. A estrutura arquitetónica do farol é uma simples torre cilíndrica com 62 metros de altura, pintada às riscas bege e vermelhas. A sua altura fá-lo tornar-se no farol mais alto de Portugal. É também o segundo mais alto da Península Ibérica e ainda um dos mais altos da Europa. Após a longa subida até ao topo da torre vemos uma das melhores paisagens costeiras de Portugal.

Visitas Guiadas

Durante todo o ano, às quartas-feiras à tarde, o sol e o mar de Aveiro convidam-nos a uma visita. Começa pela Praia da Barra e vem descobrir o Farol da Barra. No verão também é possível subir ao fim de semana, entre meados de Julho a meados de Setembro. Durante a visita fomos acompanhados por um Faroleiro bem aperaltado (à primeira vista pensei que fosse um marinheiro!). À medida que atravessamos as várias zonas do museu ele contou-nos a história do farol e explicou a sua importância na navegação marítima ao longo do tempo. Depois da visita ao interior do edifício histórico seguiu-se a tão esperada subida da torre estreita até ao topo. FANTÁSTICO!

Se vais à Barra simplesmente para passear na praia não deixes de conhecer o Farol. Sobe a escadaria em caracol que te conduzirão ao topo e desfruta de uma paisagem que supera todo esse sacrifício. A maravilhosa vista panorâmica é uma excelente recompensa pela subida cansativa. Já lá em cima aguarda pelo pôr do sol e a surpresa será ainda maior. Quando desceres e saíres do farol vai até à praia e espera que anoiteça. Aprecia os barcos a entrar e a sair do porto e aguarda que a luz do farol se acenda. Leva a tua câmara e capta todos os momentos para mais tarde recordares.

Se és Apaixonado(a) por Fotografia, este é o momento ideal para captar a Golden Hour perfeita sobre o mar!

farol
O Farol visto no paradão da Praia da Barra onde estão muitos pescadores
FAROL
A vista sobre a Praia da Barra
FAROL
A vista do topo da torre sobre a Praia da Barra

Se quiseres saber mais sobre Aveiro vê os meus outros artigos. Explora tudo o que podes fazer num Fim de Semana em Aveiro.

Espreita também o Guia de Viagem onde poderás aceder ao mapa com todos os pontos de interesse selecionados por mim.

Cristina
Cristina

Apaixonada por viagens.
Deliciada pela Gastronomia.
Fotografa Paisagens e Comida.

Find me on: Web | Facebook

Deixa aqui a tua mensagem

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


À Procura de Algo?