
Foi no verão de 2013 que fizemos a nossa primeira viagem até ao Norte de Portugal. Fizemos os nossos planos, preparamos as malas e lá seguimos nós em direção ao Gerês. Antes de nos fazermos à estrada desenhamos um itinerário simples e fácil para nos guiarmos pela serra. Um dos nossos pontos de paragem era na Cascata Portela do Homem.
Podes ver o roteiro que fizemos no artigo Um dia no Parque Nacional do Gerês.
Um dos nossos pontos de interesse que encontrarás nesse guia é a Cascata Portela do Homem! Porquê? Durante as minhas pesquisas encontrei dezenas de opiniões e todas elas diziam o mesmo: esta cascata era uma das mais espectaculares do Parque Nacional do Gerês.
Assim que chegamos ao local estacionados o carro, pegamos nas toalhas e no farnel e lá caminhamos até à entrada da cascata. De cima da ponte temos uma pequena miragem do paraíso. Mas antes disso deparamo-nos com o desafio de descer pelas pequenas rochas até lá. Para esta etapa aconselho ir com cuidado para evitar escorregar e, de preferência, com sapatilhas.
Terminada a descida com sucesso, eis a chegada à cascata! Era a natureza no seu estado mais puro com uma fantástica queda de água onde pudemos nadar, mergulhar e saltar. Tenho de admitir: o meu namorado mergulhou e saltou; eu adorei ficar na toalha a apanhar sol. O poço da cascata era largo e bem fundo. Decididamente que as imagens falam por si. Ficámos totalmente rendidos. É dos locais mais românticos onde já estivemos. A água era fresca e cristalina, o calor de verão era imenso. Estava um dia de sol radiante e o corpo refrescava-se maravilhosamente nestas águas doces.



Como chegar à Cascata Portela do Homem em Gerês
Para quem desconhece, Portela do Homem é o nome de um passo de montanha sobre a fronteira entre Portugal e Espanha. Passo de Montanha é o termo técnico para a definição de uma fronteira entre países diferentes. É também nesta Portela o ponto limite do Parque Nacional do Gerês. Esta é a única fronteira do distrito de Braga e do Baixo Minho. A cascata encontra-se no coração do Parque Nacional do Gerês, junto à Portela, e são as águas do rio Homem que descem pelas rochas e formam esta paisagem maravilhosa.
Este pequeno paraíso está inserido numa zona protegida do Parque. Para se poder circular pela mata é necessário pagar-se uma quantia simbólica de 1,50€. Esta taxa permite a circulação no Parque durante todo o dia. Os guardas florestais que controlam as entradas e saídas relembram todos os visitantes para terem cuidado. Eles avisam também para não abusarem do que a mãe natureza oferece. Depois de se entrar no Parque, na N308-1, deve-se prosseguir sem parar até se encontrar uma zona própria para estacionamento. O único local possível de estacionar perto da cascata é mesmo na fronteira da Portela do Homem. Deixa-se o carro devidamente estacionado, pega-se nas trouxas e volta-se para trás, á pé, uns 500 metros até à ponte que dá acesso à cascata. Mais uma vez: leva calçado adequado pois para lá chegar é obrigatório descer e subir um caminho rochoso com declive acentuado.
Tudo isto vale bem a pena. Aconselho também a atravessar a fronteira para Espanha e seguires até Lóbios para conhecer a nascente de águas termais, ótimas para descansar. Sabe mais no artigo que escrevi sobre as Termas Espanholas junto ao Gerês. Boa viagem!
r: Olá! E que belas recordações que tenho da Tunísia e de Benidorm *.*
É um sítio lindo mas ouvi dizer que a água é muito fria!!
Beijinhos ♥
Dream With Me
Autor
É verdade, mas com um calor quente e seco de verão sabe muito bem!