Ilha de Benidorm – A Viagem até à Ilha Espanhola

Benidorm e toda a Costa Blanca são as zonas balneares mais conhecidas de Espanha. A Ilha de Benidorm não é exceção.

Muitos turistas, portugueses, franceses e espanhóis de outras regiões enchem as praias da cidade. Tudo aqui se torna caótico no Verão. Ainda não leste os meus artigos anteriores sobre este destino paradisíaco que o povo português tanto gosta? Espreita aqui em “Benidorm – Um Algarve no interior de Espanha” e também aqui em “Uma semana em Benidorm”.

Como sempre, antes de partir em viagem, fiz um itinerário daquilo que gostaria de ver e fazer. Vejo artigos de bloggers e procuro saber o que fizeram na sua estadia e a sua opinião sobre o local. Para planear esta viagem encontrei muito pouca informação em blogs portugueses. Neste caso tive mesmo de recorrer à opinião dos espanhóis. A juntar há minha lista de lugares de excelência a visitar encontrei a Ilha de Benidorm que recomendo vivamente.

Viagem de Barco até à Ilha de Benidorm

Se tens planeado ou se estás a pensar se deves fazer esta viagem, a minha opinião é: vai e desfruta! Sugiro que te levantes cedo para aproveitar bem a manhã ou compra os bilhetes e vai ao início da tarde. A bilheteira é muito simples de encontrar. Junto à praia Poniente, ao lado do porto de embarque onde os barcos atracam tens o posto dos bilhetes. Se tiveres dificuldade pergunta a alguém na praia que certamente te indicarão o caminho. Os barcos que te levam à ilha saem daí e a viagem de ida e volta custa cerca de 15,00€. O percurso demora aproximadamente 20 minutos e há barcos a partir de hora em hora. Antes de ir confirma os horários com cuidado, pois estes são os únicos meios de transporte de e para a ilha.

O barco tem uma zona interior e exterior. Se houver pouca gente aproveita a oportunidade e senta-te nos bancos exteriores no 1.º andar. Aprecia o ar quente do Mediterrâneo e desfruta do passeio com a excelente vista sobre a cidade. Na viagem de regresso terás a oportunidade de trazer para casa uma pequena lembrança. Quando entras no barco tiram-te uma foto instantânea e no fim colam-na num prato de cerâmica branco e azul. Bela recordação, hã? 🙂

ilha

ilha

ilha

ilha

Fundo do Oceano no Interior de um Submarino

À medida que nos vamos aproximando da ilha a ansiedade aumenta. Quase à chegada via-se em grande destaque um submarino amarelo da Aquascope atracado na marina. Depois de sairmos do barco cruzeiro e finalmente colocarmos os pés em terra firme fomos convidados para outra aventura. Nós e os restantes passageiros fomos encaminhados a entrar nesse submarino. Confesso que nenhum de nós estava à espera disto. Na altura da compra dos bilhetes entendemos que o cruzeiro e o passeio na ilha era uma coisa. E que a viagem no submarino e a prática de atividade de mergulho fosse outra. Mas, UAU! Ainda bem que estava tudo incluído. Só mesmo se quiseres mergulhar com um fato próprio de mergulhador é que é um valor adicional.

Assim que entramos no submarino demos uma pequena volta às redondezas para conseguirmos ver as profundezas do mar. Lá dentro andávamos sempre em pé e em filinha indiana. Tinha duas filas, uma a par da outra pois não havia espaço para mais nada. À nossa volta tudo era em vidro. Parecia mesmo que estávamos a ver uma exposição em movimento ou até mesmo um oceanário em miniatura. Mas era muito melhor! 🙂 Através das paredes de vidro conseguimos ver tudo o que o oceano tinha para nos mostrar. A água do mar era clara e de um azul suave marinho como nunca tinha visto. Foi a primeira vez que pude ter uma ideia de como é a vida animal aquática. Tudo ao nosso redor transmitia-nos uma sensação de tranquilidade. Vimos imensos peixes de várias espécies. Alguns corais, rochas e alforrecas também.

O meu entusiasmo era praticamente igual ao de outras crianças que estavam no submarino. Foi simplesmente fascinante e uma experiência única. Quase que senti pena quando nos mandaram saí do barco. Mas era altura de partir para outra aventura: explorar a Ilha de Benidorm.

ilha

ilha

Chegada à Ilha de Benidorm

A ilha é visível de todos os pontos da cidade como se da ponta de um iceberg se tratasse. Aquela pequena estrutura rochosa que vemos ao longe nas praias de Benidorm torna-se então maior e mais nítida. Dizem os entendidos do turismo e alguns habitantes mais velhos da zona que há uma lenda sobre a ilha. Contaram-nos que este pedaço de rocha pertencia à cidade e que foi pontapeado da montanha “Puig Campanã”. A força foi tão grande que a pedra deslocou-se da encosta da cidade e caiu no oceano a kms dali. Se é verdade ou mentira não mas gosto de acreditar na ideia de que as lendas contêm alguma verdade.

Assim que regressamos à ilha um dos guias que nos acompanharam em toda a viagem indicou-nos os trilhos disponíveis. É possível percorrer a ilha a pé e de bicicleta. Há trilhos específicos para cada uma destas modalidades e podem ser exploradas em qualquer altura do ano. Dou-te um conselho e uma sugestão muito importante que deves ter em consideração. Se vais subir até ao topo tens de ter força nas pernas. Os caminhos para subir até ao topo são íngremes e requerem algum esforço físico. No verão faz muito calor e vais chegar lá cima a transpirar. Leva calçado confortável, um chapéu e uma garrafa de água fresca. Vai-te saber pelas almas. Outra opção é sentares-te na esplanada do café que há à entrada da ilha, refrescares-te e repor as energias.

Grande parte da ilha está protegida por causa da existem de aves selvagens (pavões) e algumas plantas exóticas. Quando chegamos ao cimo da montanha fomos recompensados com uma vista fantástica. Sensações de conquista, deslumbramento e gratidão transbordam por todo o nosso corpo. A vista da ilha sobre o mar e sobre a cidade lá ao fundo é maravilhosa. Consegue-se ver quase toda a extensão de areia das praias Levante e Poniente. Aqui é o lugar perfeito para captar fotografias de sonho. Traz todo o teu equipamento fotográfico pois vais dar-lhe um bom uso aqui 🙂 Quando decidires descer vai com calma, passeia pelas falésias rochosas e aprecia a vista panorâmica da Costa Blanca. Se ainda tiveres tempo põe o fato de banho e junta-te aos restantes banhistas até há hora de regressar.

ilha

ilha

ilha

ilha

ilha

O meu Feedback sobre a Viagem à Ilha

Espero que tenhas gostado de conhecer a Ilha de Benidorm através da minha história e das minhas fotografias. Eu fiz a viagem de regresso à cidade com outro sorriso. A minha irmã mais nova adorou. Este lugar é ideal para as crianças se divertirem. Elas passeiam de barco, vêem os peixes, nadam no mar, caminham nos trilhos e exploram tudo com uma vista espetacular. A visita à ilha é uma das melhores atividades a explorar e atraem milhares de turistas. Se gostas de mar e de natureza selvagem sugiro-te que adiciones este ponto turístico ao teu itinerário. Reserva uma manhã ou uma tarde completa para desfrutar de tudo o que esta ilha tem para te dar. Não te esqueças de tirar imensas fotos postais e envia aos teus amigos! 🙂

Seguir:
Cristina

Apaixonada por viagens.
Deliciada pela Gastronomia.
Fotografa Paisagens e Comida.

Find me on: Web | Facebook

Deixa aqui a tua mensagem

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.