Benidorm – Um Algarve no interior de Espanha

Ao longo de vários anos o destino das férias de Verão da minha família era o Algarve. Em 2014, o homem lá de casa (na altura ainda era o meu pai!) lembrou-se de fazermos um desvio na nossa rota habitual e fomos parar ao interior de Espanha. Claro que a viagem foi previamente planeada com a devida antecedência mas na altura a ideia de ir para Benidorm foi um choque para mim. Ainda hoje não tiro da cabeça o facto de que as praias do Algarve são melhores, mas admito que a água a uma temperatura média de 27ºC aquece e derrete o coração de qualquer português. Eu, que vivo no norte de Portugal, apenas tenho coragem de molhar os meus pezinhos na praia porque aqui as águas são geladas rondando os 16ºC. E mesmo no Algarve, a temperatura geralmente não ultrapassa dos 20ºC.

Benidorm é conhecida por ser a cidade dos arranha-céus, das motorizadas barulhentas, das tapas, das salas de casino e tem uma vida noturna alucinante. Para quem está habituado a frequentar o centro do Algarve irá encontrar muitas semelhanças com este destino espanhol. A viagem de carro pelo trajeto mais rápido, com paragens pelo meio, demorou cerca de 8 horas. Para meu embaraço digo-vos que a viagem para lá demorou 12 horas pelo simples facto de termos parametrizado mal o GPS. Foi uma viagem de carro super cansativa uma vez que demoramos quase 1h30 só para passar o centro da cidade de Madrid. Uma história a não repetir. Verifiquem sempre tudo antes de iniciar qualquer viagem de longa distância.

Benidorm

Benidorm

Benidorm

O Melhor da Cidade de Benidorm

Eu estive uns dias de férias aqui em família no Verão de 2014 e escrevi sobre isso no artigo “Em Benidorm – Uma Semana na Cidade Espanhola”. Da experiência que tive eu diria que Benidorm se assemelha muito com Quarteira (edifícios altos uns em cima dos outros espalhados por uma longa avenida) e Vilamoura (a vida noturna na marina é muito movimentada, no Verão há festas todas as noites e é muito provável encontrar celebridades a passear pela zona e a divertirem-se nos bares).

Nesta cidade há de tudo um pouco e para todos os gostos. Se gostas de destinos de Verão então Benidorm e toda a costa de Espanha são o lugar ideal para ti. Benidorm está divida em três grandes áreas que, na minha opinião, merecem uma visita durante uma estadia na cidade ou nos arredores: a praia Poniente de um lado, a Cidade Velha no centro e do outro lado a praia Levante. Outro grande “Must Do” a não perder é a visita à Ilha de Benidorm. Podes ler mais sobre esta atração no artigo “Ilha de Benidorm – A Viagem”.

Praia Levante e Poniente

Quem já conhece a cidade sabe que a principal atração de Benidorm é a praia. E o melhor de tudo é que há duas à escolha e são bem diferentes para agradar a todos os gostos. Aqui praticam-se vários desportos aquáticos. Entre eles lembro-me do surf, windsurf, kitesurf, jetski, kayak e mergulho.

A paisagem da praia Levante é o cartão de visita e a imagem de um típico cartão postal de Benidorm. Imagina um manto de areia branca a par de uma longa marginal de arranha-céus e bombardeada de guarda-sóis azuis concessionados. Esta é a praia onde estão todos os espanhóis e turistas engalfinhados uns nos outros gerando uma fusão de pessoas.

Na praia Poniente há muito menos pessoas e há uma certa tranquilidade, espaço e silêncio para descansar até adormecer. O ambiente desta praia é completamente diferente sendo um lugar mais apropriado para famílias com crianças pequenas e para casais que queiram romance e privacidade.

Benidorm

Benidorm

Benidorm

Cidade Velha

A parte mais bonita de Benidorm é a Cidade Velha. Uma zona antiga que se destaca no meio de dezenas de prédios altos. Esta zona está num lugar muito bonito no cimo de uma colina entre as duas praias da cidade. As ruas estreitas e os edifícios criam um agradável para caminhar sem pressas seja qual for a hora. É ótimo para famílias com crianças e casalinhos que procuram um pouco de romance. Durante o dia há ruas com bastante movimento, mas também há becos vazios e silenciosos. À noite ambiente já é outro. Encontram-se muitos espanhóis a circular de um lado para o outro tentando chegar aos melhores bares e restaurantes da zona.

O destaque deste cantinho a não perder de vista é a linda Igreja de San Jaime. Nas paredes brancas surge um toque arrojado de azul das cúpulas da Igreja que não passa despercebido a ninguém. Outro destaque a não perder é o pôr-do-sol junto ao Mirador. Para os amantes de fotografia este será um grande “Must Do”. Infelizmente a Cidade Velha não é muito apreciada pelos locais nem pela maioria dos espanhóis. Eles parecem gostar de ambientes mais festivos onde a noite é bem vivida até a madrugada.

Benidorm

Benidorm

Benidorm

Benidorm

O Meu Feedback

Este destino não é daqueles lugares que eu acho que mereça estar numa “Bucket List”. A realidade é que para os jovens portugueses este é o lugar de seleção. De certeza que já ouviste falar de vários grupos de estudantes que participam nas viagens de finalistas quando terminam o 12.º ano. Benidorm é muito procurada para essas viagens. São destinos típicos de longas noites muito vividas nos bares e de muitas tardes de sol a dormir na praia.

Gostas de destinos de Verão onde o calor, a praia e o mar estão presentes? Então Benidorm e toda a zona costeira de Espanha são o lugar ideal para ti. Eu e a minha família ficámos alojados no Hotel Lido. Do quarto do hotel ou da esplanada do restaurante tens a melhor vista da praia e da cidade. Se também gostares deste hotel, que fica mesmo em cima da praia, usa este cupão de 15€ do Booking. Boa viagem! 🙂

Seguir:
Cristina

Apaixonada por viagens.
Deliciada pela Gastronomia.
Fotografa Paisagens e Comida.

Find me on: Web | Facebook

2 Comments

  1. Outubro 4, 2018 / 11:45 am

    Passei por Benidorm 2 vezes e fiquei com a ideia que deve ser a cidade da “vida loca”. Não posso dizer que conheço, pois foi só de passagem, mas foi a ideia com que fiquei. Queria ter experimentado um dos inúmeros parques aquáticos que anunciam por toda a cidade, parece-me que os arredores de Benidorm estão cheios deles. Beijinhos

    • Outubro 6, 2018 / 9:10 pm

      Obrigada pelo teu contributo para o post. Benidorm é para mim a cidade da “noite louca” ☺ beijinhos!

Deixa aqui a tua mensagem

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this:

À Procura de Algo?