Descobre as Termas Espanholas junto ao Gerês

Termas Torneros Espanha

No nosso passeio pela serra do Gerês tornou-se inevitável fazer uma escapadela até às termas de água quente em Lóbios.

Estas termas situam-se no admirável Parque Natural Baixa Limia, junto à fronteira entre Portugal e Espanha. Apesar de nos encontrarmos em território espanhol, este ponto turístico é um dos preferidos dos portugueses quando planeiam umas férias no Gerês. Razão pela qual nós também incluímos este local no guia que preparámos que podes ver no artigo Gerês – Roteiro pelo Parque Nacional de Peneda.

Se procuras alojamento no Gerês ou até mesmo em Espanha junto à fronteira há vários sítios que podes escolher. Encontrarás hostels, hotéis e apartamentos no site de reservas do qual sou associada. Assim fazes a tua reserva ao melhor preço e a mim oferecem-me um café pela recomendação que te dei.

Chegando às Termas de Espanha Junto ao Gerês

Seguindo o nosso guia, a pouco mais de meia dúzia de quilómetros a norte da Portela do Homem encontrámos a Vila de Torneros. É muito fácil descobrir os seus acessos pois há muita sinalização pelo caminho a indicar “banhos”. A vista com que nos deparámos à chegada é de regalar os olhos. Há duas opções à escolha: uma pequena piscina termal e o rio Caldo.

A nossa atenção recaiu imediatamente sobre o rio Caldo a emergir com a piscina de águas termais. Para nós foi interessante e ao mesmo tempo surpreendente perceber que o leito do rio tem zonas de temperaturas quentes e frias. Se não tivéssemos lá estado e sentido a diferença de temperaturas não acreditaríamos. Para isto há uma explicação simples que se resume à existência de uma nascente de água quente que se funde com o rio Caldo. Há quem diga que mergulhar nas águas termais da piscina por um período contínuo traz melhorias à saúde da pele e dos ossos.

Rio Caldo

Toda a área envolvente parece tratar-se de uma espécie de praia fluvial aberta ao público. Para desfrutarmos melhor do espaço é possível estender uma toalha na relva, sentar-se numa sombra junto às árvores e fazer um belo piquenique.

Termas

É indescritível a sensação de estar naquela piscina de água quente fumegante a relaxar. Quando o calor era demais alternávamos e fazíamos uma caminhada pelo rio ou sentavamo-nos sob as pedras a ver os miúdos brincar.

Foi um fim de tarde caloroso e terapêutico. Só fizemos o caminho de regresso a Portugal quando o sol se pôs. Para nós, que adoramos a natureza, foi ótimo saborear o melhor que ela tem para nos dar. Nesta visita ao Gerês a felicidade foi ainda maior pois desfrutamos de uma linda e privilegiada vista para as montanhas da serra. Que melhor se pode pedir?

Cristina
Cristina

Apaixonada por viagens.
Deliciada pela Gastronomia.
Fotografa Paisagens e Comida.

Find me on: Web | Instagram | Facebook

4 Comments

  1. Susana
    Setembro 25, 2019 / 7:13 pm

    Será que está disponível em Outubro?

    • Setembro 25, 2019 / 10:21 pm

      Olá Susana! 😊 estas termas ao ar livre estão junto à praia fluvial do Rio Caldo. É um local público para banhos. Não se paga e está acessível em qualquer altura do ano.

  2. Março 4, 2018 / 4:52 pm

    O nosso portugal é lindo e o Gerês está no top 🙂
    Parabéns pela reportagem.

Deixa aqui a tua mensagem

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


À Procura de Algo?